Tabela Nutricional

A cada dia, mês e ano o consumidor fica mais atento aos produtos e seus ingredientes as quais estão ingerido. Seja qual a razão, eles buscam dados que sejam informados de forma eficaz e facilmente compreensível.

Isso nós vemos principalmente quanto a tabela nutricional. Por mais existe um grande números de pessoas interessadas no seu significado a maioria das pessoas e até mesmo as empresas fornecedoras e fabricantes , na indústria e na agricultura que desconhecem bem o seu significado.

Não só isso esses dados tornaram-se auxiliadores para pesquisas relacionadas a dietas e aos riscos de doenças

Hoje que normatiza essa questão é a Anvisa. (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), agência federal que regula todas as normas sobre tabela nutricional e a rotulagem de alimentos e bebidas.

Veremos agora um resumos dessas normas.

Na rotulagem nutricional os dados presentes do verso do rótulo variam de acordo com cada alimento e sua composição, onde encontraremos informações específicas para cada produto, tais como, tamanho da dose, calorias, informações nutricionais e peso.

Outra questão importante da rotulagem nutricional são os valores diários simbolizada por VD. Em outras palavras ela fornecerá informações dietéticas de nutrientes importantes dentro de uma dieta de 2.000 calorias, incluindo nisso já os fatores de gorduras, sódio e fibras por exemplo, baseando-se assim em uma dieta saudável.

Essa regra é compatível com os países do Mercosul, facilitando importadores e exportadores de produtos.

Agora vamos a algumas questões importantes quanto ao cálculo e sua composição:

Informação Nutricional Obrigatória

A Tabela nutricional também chamada informação nutricional obrigatória, contém os dados informativos e valores dos nutrientes e sua composição.

Nela constaremos obrigatoriamente de forma geral os itens de: 1) Valor Energéticos (descrito na forma Kcal e KJ), 2)Carboidratos, 3)Proteínas,  4) Gorduras Totais, 5) Gorduras Saturadas, 6) Gordura Trans (transgênica), 7) Fibra Alimentar e por fim o 8) Sódio.

Isso não é uma clausula fechada, ou seja, outros a) alimentos que possuem o mínimo e 5% de VD  em minerais ou vitaminas, b) aqueles exigidos por regulamento específico, c) Aqueles de declaração de propriedade nutricionais (clain nutricional).

Essas informações constam por porção  que deverá estar de forma grama (mais comum) ou milímetro e apresentar medidas caseiras nas quais são utilizadas como costumes nas casas como medidas em copo, colher de sopa, fatia, unidades.

Uma pergunta feita diariamente é  Qual o tamanho mínimo das letras e números para rótulos?

R: O ideal que seja demonstrados de forma clara para o consumidor, mas a legislação fala em 1mm, exceto para de conteúdo líquido regulado pelo Inmetro (Portaria 157/2002)

Quanto a formatação da tabela ela pode ser de forma opinional na vertical, linear ou horizontal, não havendo nenhum prejuízo para o fabricante.

 




CONTATO
Rua Maceió, 63
Consolação/ São Paulo / SP
CEP 01302-010

Fone: (11) 2618-3697

NEWSLETTER
Cadastre e receba novidades
Todos os Direitos Reservados